SAAE Itaúna reajusta tarifa de água e taxa de lixo em mais de 10%
Aumento é mais do que o dobro da inflação nos últimos 12 meses que foi de 4,5%
Por Helem Lara
06 de Setembro de 2024 às 12:23
As contas do SAAE para os moradores de Itaúna terão aumento de mais de 10% nas tarifas de água e na taxa de lixo. A informação foi publicada no Jornal Oficial do Município de Itaúna em sua edição 2395, publicado nesta terça-feira, 3 de setembro.
O aumento é de 10,16% para a tarifa de água (sendo mantido o percentual de 68% do valor do consumo de água para a cobrança do serviço de esgoto). Já a taxa de lixo tem um reajuste ainda mais alto, de 10,54%. Os valores passam a ser cobrados a partir de outubro.
Os reajustes feitos pelo SAAE representam mais do que o dobro do valor da inflação dos últimos 12 meses, que foi de 4,5% conforme o índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA).
O serviço prestado pela autarquia em Itaúna apresenta alto índice de insatisfação pelos usuários. As reclamações que chegam constantemente ao Grupo Rádio Clube de Itaúna por meio de ouvintes e internautas são de falta de água em diversos bairros e na zona rural. Outra reclamação constante é relativa ao lançamento de esgoto Rio São João o que torna inócua uma das obras mais caras da administração pública de Itaúna – a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
A justificativa para o aumento cm valores tão altos é apresentada pelo SAAE por meio de um estudo realizado pela Agência Regulados Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG). O atual presidente da Arisb é o ex-presidente do SAAE Itaúna, Arley Silva. Antes dele, quem presidiu a Arisb foi o prefeito Neider Moreira. Você pode acessar o estudo da agência que justifica o aumento das tarifas do SAAE em mais do que o dobro da inflação brasileira CLICANDO AQUI.
------------------------------------ Receba em seu celular as principais notícias de Itaúna, Minas, do Brasil e do mundo acessando nosso grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Hi2XPYYxZn3LrnGLlIbL5M