Notícias→Esportes→Com 89 medalhas, Brasil faz a sua melhor campanha na história nas Paralimpíadas
Com 89 medalhas, Brasil faz a sua melhor campanha na história nas Paralimpíadas
País termina em quinto lugar no quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos de Paris
Por Helem Lara
09 de Setembro de 2024 às 09:54
O Brasil conquistou a sua melhor campanha da história dos Jogos Paralímpicos. O país encerrou a participação nas Paralimpíadas de Paris em 5º lugar no pódio de Medalhas, alcançando assim a melhor campanha na história dos jogos Paralímpicos. A delegação brasileira conquistou um total de 89 medalhas, Bem mais do que a quarta colocada, Holanda, com 56 medalhas, mas com um ouro a mais do que o Brasil. os atletas brasileiros conquistaram 89 medalhas no total sendo 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze. Os esportes que mais subiram ao pódio foram o atletismo, natação e judô. O recorde anterior do Brasil em medalhas nas Paralimpíadas era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e em Tóquio 2020.
O Brasil contou com uma delegação de 280 atletas, que representaram o país em 20 das 22 modalidades da competição.
A primeira edição dos Jogos Paralímpicos aconteceu em 1960, em Roma. O Brasil ganhou sua primeira medalha em Jogos Paralímpicos em 1976, uma prata, em Toronto, na modalidade Lawn Bowls, um esporte semelhante à bocha. E agora, em 2024, se firmou entre as cinco potências do esporte paralímpico no mundo.
As duas últimas medalhas Na manhã deste domingo (8), último dia das Paralimpíadas, a canoagem brasileira fez bonito e conseguiu uma dobradinha histórica na França.
Na prova dos 200m, na classe VL2 (em que os competidores usam tronco e braços na remada), o país conquistou o ouro com o sul-mato-grossense Fernando Rufino, 39, o "cowboy de aço", e a prata com o paranaense Igor Tofalini, 41.
Curiosamente, segundo informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Fernando e Igor eram peões de rodeio. O primeiro foi atropelado por um ônibus e perdeu parcialmente o movimento das pernas; depois, começou na canoagem, enquanto que o segundo caiu de um touro e levou um pisão do animal nas costas, ficando paraplégico. Depois, ele conheceu a canoagem.
As medalhas na canoagem foram as últimas do país nos Jogos de Paris.
------------------------------------ Receba em seu celular as principais notícias de Itaúna, Minas, do Brasil e do mundo acessando nosso grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Hi2XPYYxZn3LrnGLlIbL5M