Aeroporto de Divinópolis retoma voos comerciais
São dois voos diários, pela Azul, para Campinas e Belo Horizonte
Por Helem Lara
12 de Novembro de 2024 às 11:09
O Aeroporto Antônio Brigadeiro Cabral, em Divinópolis, volta a contar com voos comerciais. Os voos, feitos pela companhia aérea Azul serão diários, e começaram nesta segunda-feira, 11 de novembro, após seis anos de operações suspensas.
São dois novos voos diários, sendo um para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e um para o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte.
As novas rotas vão ser feitas em aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove clientes. As passagens podem ser compradas no site da companhia.
O voo diário entre Campinas e Divinópolis vai ser realizado às 7h30, com retorno programado para as 17h00. Já o voo de Divinópolis para Belo Horizonte acontece às 9h55, e o trecho inverso acontece diariamente às 15h40.
Terminal administrado pela Infraero
No dia 20 de maio, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a outorga que concede a administração do Aeroporto Antônio Brigadeiro Cabral. e em 18 de setembro a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) assumiu a gestão do aeroporto em Divinópolis.
"Com investimentos previstos para 2024 e 2025, a ideia é construir um novo terminal de passageiros, recuperar o pátio de aeronaves, adequar as barreiras patrimoniais, implantar balizamento e farol de aeródromo e inserir o Papi na cabeceira 35", ressaltou a Infraero na oportunidade.
Parceria com a Infraero
Em 2019, a Infraero foi contratada pela Prefeitura de Divinópolis para gestão e operação do Aeroporto Brigadeiro Cabral. Os serviços previstos no contrato incluem a fiscalização das áreas do terminal de passageiros, bem como da pista de pousos e decolagens, pátio e taxiways durante o atendimento de embarques e desembarques de passageiros.
À Prefeitura de Divinópolis cabe desempenhar os serviços de limpeza e conservação, vigilância e manutenção, bem como, os serviços de água, luz e telefonia e demais investimentos necessários.
Já em 2020, um novo contrato foi firmado, também entre a Infraero e a Prefeitura, para a execução de diversas açõs, com o objetivo de garantir o desenvolvimento e a retomada das operações de voos regulares no terminal mineiro.
Os trabalhos envolvem, entre outros, serviços técnicos de engenharia e meio ambiente, implantação de um sistema de gerenciamento de sinalização horizontal, reparos no sistema elétrico de emergência, elaboração de projeto básico para reforma, além das elaborações do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo e do Plano Básico de Zoneamento de Ruído.
Confira o que já foi feito pela Infraero na localidade
- Melhorias no conforto do terminal de passageiros;
- Implantação do sistema de tarifas e controle de acesso;
- Consultoria nas áreas afins de manutenção e segurança, destacando a implementação das vistorias de Segurança contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC);
- Elaboração dos seguintes trabalhos de viabilidade técnica operacional do aeroporto, para possibilitar operações de voos comerciais:
- Projetos de auxílios visuais: sinalização horizontal e vertical;
- Projeto para implementação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão – PAPI (Precision Approach Path Indicator);
- Projeto para implementação do Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP).
*Com informações da Infraero
------------------------------------
Receba em seu celular as principais notícias de Itaúna, Minas, do Brasil e do mundo acessando nosso grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Hi2XPYYxZn3LrnGLlIbL5M
Receba em seu celular as principais notícias de Itaúna, Minas, do Brasil e do mundo acessando nosso grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Hi2XPYYxZn3LrnGLlIbL5M