Notícias→Polícia→Dez pessoas são indiciadas pelo incêndio criminoso de viaturas da Polícia Penal em Itaúna
Dez pessoas são indiciadas pelo incêndio criminoso de viaturas da Polícia Penal em Itaúna
Ação foi planejada de dentro do presídio em represália à retirada de celulares que estavam com os presos. Confira vídeo exclusivo
Por Helem Lara
22 de Dezembro de 2023 às 12:06
Dez pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil de Itaúna na conclusão do inquérito que investigou o incêndio criminoso a viaturas da Polícia Penal ocorrido à uma semana, na madrugada do dia 15 de dezembro. As descobertas feitas pela Polícia Civil e apresentadas na manhã desta sexta-feira (22) em entrevista coletiva na Delegacia de Itaúna, apontam que o crime foi planejado dentro do presídio, pelo mesmo indivíduo que articulou o incêndio a um ônibus no bairro Morada Nova, no início do ano, em Itaúna. A motivação do crime, classificado pela Polícia Civil de Itaúna como ação terrorista, foi uma retaliação pela retirada de circulação de celulares que estavam no presídio ou que iriam para o presídio durante visitas, pela Polícia Penal.
De acordo com a PC dez pessoas foram indiciadas pela ação terrorista sendo quatro desses indivíduos presidiários do presídio de Itaúna, um outro indivíduo foi preso e um foi identificado e encontra-se foragido. Outros quatro indivíduos são menores de idade e por isso não estão presos. Dentre os 10 suspeitos três são mulheres, uma delas menor de idade.
A investigação que teve conclusão em apenas uma semana teve o envolvimento de uma equipe da Polícia Civil de Itaúna com servidores trabalhando "24 horas por dia" conforme revelou o Delegado Leonardo Pio que esteve à frente dos trabalhos ao lado do Delegado João Marcos Amaral. Foram recolhidas fartas provas para o caso como conversas de WhatsApp detalhando o que seria feito. Entre essas conversas foi identificada uma tentativa frustrada de realização de disparos de arma de fogo contra o portão do presídio. Esses disparos não foram efetivados devido ao fato de, na hora em que os suspeitos estavam passando em frente ao presídio, passou pelo local uma viatura da Polícia Militar. Esse fato foi confirmado por imagens de câmeras de segurança que mostram um mulher e dois homens passando pelo local por volta de 23h. Mais tarde, por volta de 1h da manhã, eles retornam ao local e então incendeiam os veículos. Em poucos segundos as chamas se espalham rapidamente pelos veículos na calçada.
Confira abaixo o vídeo obtido com exclusividade pelo jornalismo do Grupo Rádio Clube de Itaúna, que mostra um compilado dessas ações, tanto da primeira tentativa frustrada, quando do momento do incêndio até a chegada do Corpo de Bombeiros.
O Grupo Rádio Clube de Itaúna conversou também com integrantes da Polícia Penal - o diretor do presídio de Itaúna, Wesley Santos, e o Diretor da Sétima Região de Polícia Penal, Sérgio Evaristo Eles garantiram que a segurança do presídio de Itaúna não foi comprometida com a ação e que a população, principalmente quem vive no entorno, está segura. Wesley Santos informou que a ação que motivou a retaliação dos presidiários foi a retirada ou interceptação de cerca de 20 celulares que estavam em posse dos presidiários ou que seriam entregues a eles por meio de visitantes.