Paciente que trata câncer com terapia celular, oferecida pelo SUS, comemora ‘remissão de 100% dos cânceres’
Publicitário Paulo Peregrino, de 62 anos, quase foi encaminhado para cuidados paliativos
Por Helem Lara
06 de Maio de 2024 às 13:10
Meses após precisar de morfina, de ter dificuldade para caminhar e de quase ir para os cuidados paliativos, o publicitário Paulo Peregrino, de 62 anos, foi às redes sociais, nesse domingo (5), para comemorar o resultado do tratamento via terapia CAR-T Cell, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em vídeo postado no Instagram, Paulo destacou que o resultado de mais um exame de imagem saiu no dia do aniversário do médico responsável pelo tratamento. “Estou celebrando mais um passo em direção à cura justamente no aniversário de quem foi fundamental aqui na terra para essa caminhada continuar. Mais um Pet Scan (exame de diagnóstico por imagem capaz de detectar tumores em todos os lugares do corpo) confirmando a remissão de 100% dos meus cânceres, graças a Deus. Isso depois de dias de atraso do laboratório, que nunca havia acontecido antes”, disse o publicitário, que acrescentou:
“Até que o laudo saiu no dia do aniversário do doutor Vanderson Rocha, meu médico. Coincidência? Não acredito nisso há muito tempo. Como disse ao doutor Vanderson, é o meu presente de aniversário para ele, ou seja, para nós. Parabéns. Um passo, ou melhor, um Pet Scan de cada vez”.
O publicitário é o 14º paciente a ser tratado pela terapia CAR-T Cell pelo SUS, em São Paulo. Ele iniciou o tratamento em 2023.
A terapia CAR-T Cell é indicada no Brasil para pacientes com leucemia linfoide aguda de células B e linfoma não Hodgkin de células B. Esses pacientes não responderam ao tratamento convencional (quimioterapia e o transplante de medula óssea) e ou apresentaram o retorno da doença.
Governo inclui tratamento no SUS
Nísia Trindade, ministra da Saúde, participou em março do lançamento do estudo clínico Car-T Cell, e destacou que o objeto da pesquisa é fazer com que o tratamento chegue à população pelo SUS e avance para doenças além da leucemia linfoide aguda de células B e do linfoma não Hodgkin de células B.
O tratamento é desenvolvido pelo Instituto Butantan, Universidade de São Paulo (USP) e Hemocentro de Ribeirão Preto e já é adotado nos Estados Unidos e em outros países, como último recurso. A imagem abaixo mostra o Pet Scan de um paciente antes e depois do tratamento Car-T Cell no Brasil:
Nessa forma de tratamento, as células T do paciente (um tipo de célula do sistema imunológico) são alteradas em laboratório para reconhecer e atacar as células cancerígenas ou tumorais. O termo CAR refere-se a um receptor de antígeno quimérico (chimeric antigen receptor, em inglês).
O primeiro caso de remissão da doença por meio dessa técnica no país ocorreu em 2019, mas o paciente morreu por outra causa dois meses depois do tratamento.
Reações adversas
A terapia tem se mostrado eficaz, mas, como a maioria dos tratamentos de saúde complexos, apresenta reações adversas. Na ‘guerra’ entre as células T alteradas em laboratório e o câncer, o corpo se inflama com os ‘destroços’ dos cânceres, e o paciente muitas vezes precisa ser monitorado em unidade de terapia intensiva (UTI).
Existe ainda a síndrome de neurotoxicidade imunológica, no qual o paciente pode ter problemas neurológicos, como dificuldade de escrever e de andar.
Diferença entre tratamentos
A quimioterapia consiste na aplicação de medicamentos para destruir as células que formam os tumores, atuando em diversas etapas do metabolismo celular, explica o A.C. Camargo. A imunoterapia é uma forma de tratamento que estimula o sistema imunológico do paciente para que ataque as células do câncer.
Já o tratamento com as células CAR-T é uma modalidade da imunoterapia, mas que utiliza células de defesa que passaram por modificação genética e foram reprogramadas em laboratório para atingir os tumores.
*Com informações da Agência Brasil e da Itatiaia
------------------------------------
Receba em seu celular as principais notícias de Itaúna, Minas, do Brasil e do mundo acessando nosso grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Hi2XPYYxZn3LrnGLlIbL5M
*Com informações da Agência Brasil e da Itatiaia
------------------------------------
Receba em seu celular as principais notícias de Itaúna, Minas, do Brasil e do mundo acessando nosso grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Hi2XPYYxZn3LrnGLlIbL5M